domingo, junho 03, 2007

 

SENSIBILIDADE E PASSADO

Sensibilidade e Passado
Você já parou para refletir sobre o fascínio da chuva?
Aquele barulho característico no telhado, no chão, nos cantos, no zinco enfim tudo aquilo que ouvimos e faz que viajemos no íntimo buscando reminiscências que ora nos fazem alegres, ora tristes, ora entusiasmados e muitas vezes só nos fazem absortos.
Assim como que pasmos perante o seu ruído e o bruxulear das luzes artificiais e naturais numa briga constante que torna o ambiente muito extasiado.
É verdade que dependendo da força e do que provoca à nossa volta pode ser temerária catastrófica. Porem no mais das vezes é assim como descrevemos acima.
Bem, e onde queremos chegar com essa conversa? Simplesmente explicarmos de maneira concreta com palavras que nos permitam entender, que isso é aquilo que nos esclarece Kardec em o Livro dos Espíritos ou seja: êxtase. A condição a que chega o Espírito em se deixando estar absorto e com o pensamento livre assim como a buscar algo e se deixando estar livremente envolvido pelo ambiente que cria segundo sua própria vontade.
Sim, o êxtase permite ao Espírito encarnado vivenciar o mundo espiritual onde pode ser feliz ou infeliz, dependendo da sua vontade e de seu avanço moral ou suas viciações.
Se feliz pode até não querer voltar, se infeliz se passa assim como que num pesadelo e depressa quer voltar no caso da felicidade extrema ele quando volta traz essa sensação prazerosa, e ao contrário quando passa pelo pesadelo volta cansado e desanimado.
É claro que em ambas as situações os bons Espíritos estão sempre atentos para nos fazer voltar, dentro de uma segurança que não permita sejamos muito prejudicados.
Esse êxtase se está sempre de acordo com o grau de evolução do Espírito encarnado pois todos nós somos a personalidade de nossa categoria de Espírito, seja feliz e bem aventurado se evoluído e resignado, infeliz e sofrido se revoltado com a Misericórdia Divina e sempre reclamando de tudo. Ora quem pode pensar bem se sempre está de Espírito pré-concebido reclamando de tudo!
Isso é ruim? Não! Pelo contrário é muito bom pois é a mais forte impressão que temos de nossa real condição de Espírito mais ou menos avançado. E pode nos facilitar a vida dando nos assim a intuição clara de quem somos e o que precisamos fazer para melhorarmos a nossa própria evolução.
Para isso é preciso ter olhos de ver e ouvidos de ouvir.
Atentos a todos os fatos que nos possibilitem enxergarmos o de que realmente precisamos.
Abençoada a oportunidade de refletir que o Pai nos dá e que por nossa vontade muitas vezes desperdiçamos.

Luiz Gonzaga

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?