sábado, outubro 20, 2007

 

Novos rumos para a comunicação

Novos rumos para a comunicação

“Na base da difusão da doutrina espírita, ela é chamada ao centro da roda para receber a atenção devida”

IzabelVitusso
correio Fraterno – set /out de 2007

Um olhar mais atento sobre o ato de se comunicar, nas mais diversas formas no meio espírita, foi o que levou a Associação dos Divulgadores do Espiritismo, de São Paulo e Campinas, a realizarem, dias 7 e 8 de setembro o 5.° Simpósio Paulista de Comunicação Social Espírita. Cerca de 60 dirigentes e colaboradores de casas espíritas da grande São Paulo e de pelos menos seis cidades do interior paulista vieram buscar subsídios e também dividir experiências sobre o tema, que abordou os desafios da comunicação em relação aos diversos públicos: interno na casa espíritas, externo e também para os não-espíritas.
Tão vital como o fato de se respirar, a comunicação exerce uma ação preponderante na existência do Espiritismo. Ela está na base, por exemplo, da própria interação com o Espírito de Verdade, no ato da escrita das obras da Codificação, por intermédio de Kardec, e na propagação da doutrina, que até hoje utiliza
como veículo principal de difusão a escrita, a oralidade, a arte, dentre outras.
Pois foram sobre aspectos como esses que os participantes do Simpósio puderam refletir, no evento realizado no Grupo Espírita Auta de Souza, no Carandiru, em São Paulo. Membros da ADE de São Paulo e Campinas, como Éder Favaro, Milton Felipeli, Dermeval Carinhana, Ivan Franzolim e convidados lembraram da necessidade de se transformar a ação corriqueira da comunicação em maior aliada às diversas realizações que compõem a divulgação. Aspectos históricos que implicam comportamento peculiar no meio espírita foram trazidos para o público, assim como embasamento teórico sobre elementos que fazem a comunicação ser mais ou menos eficiente diante do que se quer alcançar.
Ivan Franzolim, vice-presidente da ADE de São Paulo e membro da equipe do programa Ação 2000 (Radio Boa Nova), lembrou que toda idéia é influenciada por formadores de opinião e uma série de eventos e crenças marcam a memória e influenciam o modo de ver o Espiritismo, os centros espíritas e os espíritas, sendo necessário se estar atento a que Espiritismo acabamos divulgando:
Espiritismo pessoal -, aquele que destaca mais as opiniões do expositor, dirigente ou do mentor da casa; Espiritismo místico - privilegiando a devoção, a contemplação, o sobrenatural; \ Espiritismo superficial e I dogmático - que evidencia j idéias e raciocínios pela autoridade dos autores e não pelas explicações doutrinárias corretas; Espiritismo deslumbrado - que insiste em dar explicações simplistas para todos os casos e situações. O comunicador lembrou de alguns conceitos básicos mal assimilados que merecem a ação de boa comunicação, como, por exemplo, confundir Jesus como Deus, dentre outras (veja quadro na página).
Também deu ênfase à necessidade de se modernizar a linguagem, utilizando-se termos mais integrados e coerentes com a realidade atual.
A necessidade de se atualizar o olhar para a realidade do Espiritismo hoje foi também a tônica do convidado Jeferson Betarello, vice-presidente da USE Distrital de Pirituba, que, para entender melhor a difusão do Espiritismo, há dois anos ingressou no mestrado em Ciências da Religião da PUC, em São Paulo. Em suas pesquisas, levantou números que dão a exata dimensão da difusão do Espiritismo no Brasil, como por exemplo: "O Espiritismo, excetuados os católicos e os evangélicos têm a maior quantidade de adeptos. Somos o dobro dos Testemunhas de Jeová, temos 10 vezes mais adeptos que os Mórmons e que os Budistas. Temos 8% mais adeptos que a Universal do Reino de Deus. Quase o dobro dos Adventistas e a soma dos Luteranos, Adventistas e Metodistas juntos." (Dados baseados no IBGE de 2000). Mas conclui que o fato de o Espiritismo ser uma religião de peso no cenário nacional, mesmo sem fazer o detalhamento de São Paulo - que é o maior contingente espírita - não garante que conheçamos o perfil do espírita hoje, ou se os livros editados são para esse público. E finaliza: "Estamos atuando na sociedade no sentido de criar pessoas capazes de estudar o Espiritismo?"
Se depender dos participantes do Simpósio, essas reflexões e também as ações para o aprimoramento da comunicação social espírita não param por aí. Segundo Eder Fávaro, a ADE deverá desenvolver e disponibilizar em breve todo o material abordado e discutido no evento. Também encontros menores, com os assuntos específicos, deverão ser organizados num futuro próximo.
Contatos:
ADE: E-mail: sp-ade@sp-ade.org.br.; contato@adecampinas.org.br
www.sp-ade.org.br; www.adecampinas.org.br.

Fones: (11) 6258-3782 6221-5241 3245-0637.


Conceitos mal assimilados
·Confundir Jesus como Deus
·Dar ênfase às orações decoradas
·Ter a Bíblia como verdade
·Entender de maneira dogmática “A vontade de Deus nas mínimas coisas.”
·Entender a obsessão isenta, a e da, responsabilidade.
·A Ação e a Reação semelhante à Lei de Talião.
·Que Deus castiga quem erra.
·Entender que ser Espírita é ser perfeito.
·Espiritismo = idéias salvacionistas.
·Incorporar o negativismo = a felicidade não é deste mundo.
·Aceitação de alma gêmea.
·Mediunidade de incorporação.



Termos mais atuais
Terminologia antiga=Mais atual
Genitora=Mãe
Destra=Mão direita
Olvidar=Esquecer
Aduzir=Trazer, apresentar
Anuir=Aceitar
Lograr=Conseguir
Empedernido=Endurecido
Prorromper=Manifestar-se de repente
Porfiar=Discutir
Hirto=Duro
Increpar=Repreender
Sicário=assassino

CORREIO FRATERNO
Fundado em 03 de outubro de 1967

site: www.correiofraterno.com.br
e-mail: correiofraterno@correiofraterno.com.br

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?