domingo, maio 25, 2008
O Homem
O Homem
O complexo encarnado sendo matéria, perispírito, e Espírito, precisa ficar claro em nossa mente; vamos analisar separadamente, para poder melhor entender.
Supondo pudéssemos separar os três componentes, somente por didática de entendimento, estudaremos cada aspecto fisiológico, dos estados independentes.
O corpo material sendo a casca externa visível, palpável, deste complexo, é um aparelho composto de vários órgãos, e uma estrutura óssea, próprios ao desempenho deste, na vida material.
Sendo matéria tem portanto necessidades fisiológicas como a alimentação, para manutenção de suas atividades vitais pelo equilíbrio e cuidados higiênicos, pois tem muitas limitações funcionais.
Sendo um complexo muito limitado deve ser respeitado para que os seus órgãos funcionais não venham a falir, gerando a morte do aparelho material, corpo. Cujo período de vida útil é também limitado pelo uso e necessidades ulteriores que serão ainda abordadas mais à frente. Seria amorfo se não tivesse a força de coesão representada pelo seu perispírito, comandado pelo Espírito.
Sendo matéria com fisiologismo próprio, não teria condições de manter vida ou de ser ativo sem estes, portanto, sem a inteligência e movimentos, que lhe conferem aqueles.
O Espírito é a individualidade inteligente do Universo, não tem uma forma definida, tendo os Espíritos dito a Kardec considere uma centelha, uma fagulha, um clarão, enfim da forma como melhor lhe aprouver, para poder conceber entendimento.
É a sede da memória, onde estão registrados todas as suas experiências, todo seu cabedal de conhecimento, todas as suas virtudes, e todas as suas mazelas e viciações.
Comanda o corpo material através o perispírito que lhe é o intermediário das suas ações materiais. Poderia existir mesmo se perispírito e o corpo material não existissem. Como porém precisa das encarnações que lhe permitem evoluir e agregar conhecimento e experiência necessita destes.
O perispírito como já pudemos notar é o médium do espírito e o corpo material. Aquele que sem participar nem acrescentando nem tirando nada da vontade expressa daquele ao corpo material faz que se cumpra o comando daquele nas ações materiais de sua vontade. Além de agir como órgão transmissor das sensações materiais da vida de relação.
É ainda como corpo semimaterial o meio pelo qual o espírito pode fazer absorver da energia cósmica o princípio vital que será metabolisado como energia vital no órgão material. É por este ainda que se pode fazer a transfusão das energias salutares do passe. Razão pela qual podemos entender as influências maléficas do meio ao complexo em desequilíbrio ou desatino de comportamento.
Por meio das transferências do desequilíbrio do Espírito, que o intelecto desta formação, ao corpo que compreende a vida de relação, provoca as doenças, e os males materiais que não entendíamos até aqui.
Portanto o de que necessitamos é um perfeito e ponderado equilíbrio em nosso pensamento e vontade, para que possamos nos manter saudável.
O Homem é o resultado do que ele mesmo fizer em suas ações sejam elas ponderadas ou intempestivas. Será calmo e sereno se fizer por onde avançar seu conhecimento intelectual. Será agressivo e violento relativamente à sua ignorância.
Em suma o que nos confere o corpo material é unicamente o meio de que possamos nos relacionar no mundo material para exercer a nossa liberdade.
O Homem será sempre o resultado de seu esforço próprio no sentido de avançar intelectualmente para poder discernir o que é moral.
Luiz Gonzaga
lzgonzaga@yahoo.com.br
O complexo encarnado sendo matéria, perispírito, e Espírito, precisa ficar claro em nossa mente; vamos analisar separadamente, para poder melhor entender.
Supondo pudéssemos separar os três componentes, somente por didática de entendimento, estudaremos cada aspecto fisiológico, dos estados independentes.
O corpo material sendo a casca externa visível, palpável, deste complexo, é um aparelho composto de vários órgãos, e uma estrutura óssea, próprios ao desempenho deste, na vida material.
Sendo matéria tem portanto necessidades fisiológicas como a alimentação, para manutenção de suas atividades vitais pelo equilíbrio e cuidados higiênicos, pois tem muitas limitações funcionais.
Sendo um complexo muito limitado deve ser respeitado para que os seus órgãos funcionais não venham a falir, gerando a morte do aparelho material, corpo. Cujo período de vida útil é também limitado pelo uso e necessidades ulteriores que serão ainda abordadas mais à frente. Seria amorfo se não tivesse a força de coesão representada pelo seu perispírito, comandado pelo Espírito.
Sendo matéria com fisiologismo próprio, não teria condições de manter vida ou de ser ativo sem estes, portanto, sem a inteligência e movimentos, que lhe conferem aqueles.
O Espírito é a individualidade inteligente do Universo, não tem uma forma definida, tendo os Espíritos dito a Kardec considere uma centelha, uma fagulha, um clarão, enfim da forma como melhor lhe aprouver, para poder conceber entendimento.
É a sede da memória, onde estão registrados todas as suas experiências, todo seu cabedal de conhecimento, todas as suas virtudes, e todas as suas mazelas e viciações.
Comanda o corpo material através o perispírito que lhe é o intermediário das suas ações materiais. Poderia existir mesmo se perispírito e o corpo material não existissem. Como porém precisa das encarnações que lhe permitem evoluir e agregar conhecimento e experiência necessita destes.
O perispírito como já pudemos notar é o médium do espírito e o corpo material. Aquele que sem participar nem acrescentando nem tirando nada da vontade expressa daquele ao corpo material faz que se cumpra o comando daquele nas ações materiais de sua vontade. Além de agir como órgão transmissor das sensações materiais da vida de relação.
É ainda como corpo semimaterial o meio pelo qual o espírito pode fazer absorver da energia cósmica o princípio vital que será metabolisado como energia vital no órgão material. É por este ainda que se pode fazer a transfusão das energias salutares do passe. Razão pela qual podemos entender as influências maléficas do meio ao complexo em desequilíbrio ou desatino de comportamento.
Por meio das transferências do desequilíbrio do Espírito, que o intelecto desta formação, ao corpo que compreende a vida de relação, provoca as doenças, e os males materiais que não entendíamos até aqui.
Portanto o de que necessitamos é um perfeito e ponderado equilíbrio em nosso pensamento e vontade, para que possamos nos manter saudável.
O Homem é o resultado do que ele mesmo fizer em suas ações sejam elas ponderadas ou intempestivas. Será calmo e sereno se fizer por onde avançar seu conhecimento intelectual. Será agressivo e violento relativamente à sua ignorância.
Em suma o que nos confere o corpo material é unicamente o meio de que possamos nos relacionar no mundo material para exercer a nossa liberdade.
O Homem será sempre o resultado de seu esforço próprio no sentido de avançar intelectualmente para poder discernir o que é moral.
Luiz Gonzaga
lzgonzaga@yahoo.com.br