sábado, julho 12, 2008

 

ORIENTAÇÕES AO PALESTRANTE

Orientações ao Palestrante

Qual é o fundamento básico da Doutrina Espírita?
E isso se dá de que forma?
Palestra, exposição, locução, narração, preleção, conversação, oratória, discurso, alocução.
Estudando os significados das palavras iremos ver que tudo redunda em fazer difusão de uma idéia ou conceito de uma doutrina seja qual for o seu teor tendo por fim fazer com que as pessoas se inclinem a entenderem e serem estimuladas estudar.
Isso se aplica a todo ramo do conhecimento Humano.
Fazer com que entendendo as pessoas se tornem mais serenas perante qualquer problema que esteja vivendo. Enfim, tenham uma nova posição perante possíveis problemas, reais ou existenciais.
Exposição; substantivo feminino; (do latim expositione): ação de expor (-se); apresentar por escrito ou oralmente idéias ou fatos: exposição de uma teoria;
Expositor, substantivo masculino. (do latim expositor, comentador, interprete); aquele que expõe; pessoa que apresenta ou interpreta um texto, uma teoria, uma doutrina, um preletor.
Palestra s.f. (Do gr. palaistra, pelo lat. palaestra.); conversa sobre coisas de somenos importância; conferência breve sobre assunto científico ou literário.
Orador (do latim orator); pessoa que pronuncia um discurso diante do público; homem eloqüente que fala bem e fluentemente.
Discurso substantivo masculino (do latim discursus ação de correr por varias partes; discurso); exposição de idéias, proferida em público, de improviso ou escrita antecipadamente com esse propósito.
Algumas considerações sobre o assunto.
A palestra espírita deve ser antes de tudo um chamado à reflexão, e não uma pregação. O ouvinte: Ele só precisa ser acordado para tal fato.
A exposição espírita pertence ao campo da comunicação, como o discurso, a conferência, a aula, o canto, a conversação.
Neste caso, é um instrumento destinado ao público. É falar em público e falar ao público. Por isso, é uma arte. E toda arte deve e merece ser cultivada. A prática conduz à perfeição.
Por que é que você vai falar aos ouvintes?
Será simplesmente porque deseja falar ou será porque tem algo a dizer?
A diferença é significativa e pode determinar também a diferença entre o êxito e o insucesso neste campo de trabalho do Espiritismo. Assim deve o trabalhador da seara assumir a postura de expor assuntos doutrinários porque ele tem uma mensagem a transmitir.
Fica pois, estabelecida, desde logo, a primeira condição decisivamente importante para que o expositor se saia bem em seu dever: ter idéias e transmitir sem se atormentar pelo perfeccionismo, que seria uma forma de presunção.
É evidente que existem técnicas de cujo conhecimento se beneficiará aquele que se disponha a expor qualquer assunto, mas tudo isso será infrutífero se não tiver a força do ideal e o desejo de externar idéias com entusiasmo.
Exposição espírita
A EXPOSIÇÃO ou ORATÓRIA é a arte de bem falar em público. Na evolução da humanidade esta arte desempenha papel fundamental. A exposição dissemina por entre as multidões os generosos pensamentos dos sábios através os tempos.
O pensador concretiza no livro o resultado de seus esforços, suas elucubrações e de suas vigílias; o expositor assimila as idéias e com elas agita o mundo.
Espiritismo não podia deixar de usar a oratória para a propagação de seus ensinamentos.
Os Centros Espíritas pelo seu próprio nome Centro (centro difusor) são os locais de que devem se valer os Espíritas para propagar suas idéias e reflexões doutrinárias, que devem consolidar a Doutrina.
A importância da palavra falada
As exposições doutrinárias nas casas espíritas onde expomos nossas idéias, pensamentos, sentimentos, experiências, além de ser muito agradável pela informalidade, são de fundamental importância para divulgar a doutrina de forma ampla buscando o maior número de pessoas.
Considerando o fato de nem todas as pessoas cultivarem o hábito da leitura, temos ainda infelizmente em nosso país aquele que é iletrado.
É através das palestras que conseguimos divulgar a doutrina, quando fundamentadas em bom material humano e doutrinário, procurando fazer com que as pessoas possam refletir melhor uma vez corretamente conscientizadas.
Daí a necessidade do palestrante freqüentar os estudos sistematizados da Casa Espírita que freqüenta, pois ai além de se educar na Doutrina, adquire a PERSONALIDADE da casa.
O EXPOSITOR ESPÍRITA comunicador da doutrina; divulgador de seus postulados é instrumento humano para divulgação do Espiritismo.
Podemos classificá-lo como:
PROFESSOR: Faz a exposição tipo aula, objetivo direto, sem rodeios. Deste se exige o máximo.
ORADOR: É o poeta da exposição dele se espera inflamação, eloqüência, magnetização das massas.
PALESTRANTE: Espécie de mistura dos dois anteriores, é o mais adequado à tribuna espírita.
Qualidades para usar a tribuna espírita
O expositor espírita, perante o público, representa o Espiritismo e o Movimento Espírita. O povo o vê e tudo o que ele diz repercutirá em crédito ou descrédito para a Doutrina Espírita.
Pontos básicos para o expositor espírita:
-Interesse, dedicação, respeito e amor pela tarefa;
-Ler constantemente, analisar, estudar e aprofundar-se nos assuntos doutrinários, levando ao publico principalmente assuntos do dia-a-dia, dos quais o público tem vivo interesse e precisa de esclarecimento; lembre-se estudar significa fazê-lo em sociedade e na casa espírita pois precisamos formar a personalidade desta.
-Ler acima de tudo periódicos espíritas, livros, revistas, – principalmente as obras básicas – e participar de encontros doutrinários; principalmente os promovidos pela casa que freqüenta.
-Conversar para exercitar o vocabulário – não deve ser introvertido;
-Elevação de sentimento, sentir com profundidade o que vai falar sem no entanto emocionar-se perante o público;
-Ter espírito de aprendizagem, participar de estudos doutrinários acima de tudo, para se manter atualizado;
-Ter senso de crítica para não ficar propagando algo que ele mesmo ainda não entendeu ou mesmo que tendo lido não assimilou doutrinariamente;
-Simplicidade e sobriedade, sem afetação à sua normal postura;
-Dedicação à atividade espírita, participar ativamente em uma casa espírita;
-Ter como meta a compreensão da vida e dos problemas humanos;
Em poucas palavras: embora não seja necessário ser perfeito para divulgar a doutrina espírita, não podemos dispensar certas qualificações tais como:
- idéias concordes com a doutrina;
- moral respeitável;
- alguma técnica para falar em público; seja equilibrado o suficiente para poder manter a harmonia da reunião, domínio de público.
Algumas considerações para o expositor.
Em hipótese nenhuma o expositor deve ao iniciar a sua preleção manifestar cacoetes de crise mediúnica como a receber o seu “mentor” isso é charlatanismo.
Respeitar o tempo para a exposição do trabalho.
Não pedir desculpas por não ter certeza daquilo que vai falar ou dizer que era assim que estava escrito no texto original. Você precisa transmitir confiança aos que ouvem. E principalmente não repetir o que leu e não pesquisou.
Dizer que não sabe se era isso que as pessoas desejavam ouvir. Você é o divulgador estuda e partilha sua conquista intelectual. E as pessoas foram ali para ouvir alguém e algo que lhes servisse de orientação para reflexão.
Dizer que era a vez de outro palestrante falar e por isso não sabe se está preparado, mas vai falar isso é um desrespeito o publico.
Só fale sobre assunto que domina. Apresentar discorrer sobre textos lidos que você não domina faz com que sua apresentação seja monótona e não exprime sua opinião e sim repetição pura e simples do que leu. Você é o principal agente de divulgação, dê sua conclusão, assuma essa responsabilidade.
Se o seu assunto acabou você deve encerrar nada de ficar tentando conversar para cumprir o tempo. Um assunto bem explicado e sucinto resolve mais de que evasivas ou idéias dispersas.
Toda preleção deve ser compacta, objetiva, sucinta, sem dispersão do assunto principal.
Se precisar, cite a fonte e o livro em que se baseou seu raciocínio, pode até citar uma frase, mas evite ler o texto todo, isso mostra que você não se decidiu então narra pura e simplesmente aquilo que não consegue discernir, passando ao ouvinte a responsabilidade de tirar suas próprias conclusões, de um texto manco, o que resulta numa orientação descomprometida de suas conseqüências provocando mais mal à Doutrina do que se fizesse só uma oração. É divulgação enganosa e provoca a criação de arquétipos que no futuro propiciam a sedimentação de vícios Doutrinários de difícil correção.
Por isso leia estude domine o texto e depois o divulgue com serenidade e firmeza. Mas, atenção, todo e qualquer raciocínio nosso deve ser sempre atualizado com leituras e estudos doutrinários na casa espírita, pois a Doutrina não é estática.
Não se preocupe se o assunto que você está preparando foi abordado por outro palestrante, as exposições sempre se enriquecem a cada vez que falamos do mesmo assunto. Depois a platéia ouvinte é flutuante e não haverá de forma alguma correlação entre os assuntos. E mais, não diga que o palestrante falou isso a semana passada e nem se refira a outras palestras proferidas. Isso pode alertar e criar uma comparação entre os ouvintes mais atentos e provocar polemica desnecessária sobre assuntos discutidos. Assim como pode criar dúvidas pois a sua referência às vezes é superficial e pode criar erros.
Procure sempre comparar os livros de autores vários com as preconizações da Doutrina em sua Codificação. Não divulgue aquilo que você não comparou com as bases doutrinarias. O estudo em grupo na casa Espírita faz com que tenhamos domínio doutrinário.
Evite citar seguidamente e por varias vezes o nome de espíritos e médiuns que escreveram a obra. Diga apenas a obra citada ou referende ao final duma vez só. É cansativo e monótono além de dar a impressão de só existir aqueles autores. Lembre-se nossa função é divulgar o Espiritismo, não vender livros. E acima de tudo propagar este ou aquele autor espiritual. Propósito aliás que Kardec deixou claro a Doutrina veio para desmitificar e ensinar que não devemos nos dar a idolatrias.
Em nenhuma hipótese analise o poder de compreensão da sua platéia.
Se você pretende falar determinado assunto via retro-projetor só coloque a estrutura da sua fala para o tempo pré-determinado e analise todos os pontos expostos de forma abranger o que você queria expor, do contrário ficará em falta para com o público. Alguns tópicos não abordados podem criar enganos sérios. Nunca escreva toda a palestra não é correto tecnicamente, basta a estrutura. O que não desvia a atenção do ouvinte, resulta em atenção ao que você fala.
Luiz Gonzaga

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?