domingo, março 13, 2011
Entrevista de Richard Simonetti sobre Mensagens Psicografadas
Entrevista de Richard Simonetti sobre Mensagens Psicografadas
Fonte: Revista Internacional de Espiritismo
www.richardsimonetti.com.br
1 - Após o falecimento de Chico Xavier, inúmeros médiuns vêm recebendo mensagens atribuídas a mentores espirituais que o assistiam, como Emmanuel e André Luiz. Como encarar este fenômeno?
Com estranheza. Não estão impedidos estes espíritos de se manifestarem, porquanto não constituem propriedade de Chico Xavier. Não obstante, até para evitar dúvidas conturbadoras e críticas depreciativas, acredito que adotariam outro nome, considerando como aprendemos com Kardec que o importante é o conteúdo da mensagem.
2 - Obedecendo este critério, como situar mensagens atribuídas ao Espírito Emmanuel, como tem ocorrido com alguns médiuns?
Especificamente em se tratando de Emmanuel, duvidarei de sua autenticidade, ainda que de teor aceitável, porquanto, segundo informações do próprio Chico, ele reencarnou em 2000, no interior do Estado de São Paulo. E é altamente improvável que, em processo reencarnatório, estivesse disposto a marcar presença mediúnica, com novas mensagens.
3 - Como ficamos se o médium é respeitável e leva a sério seu trabalho?
Isto não o exime de erro quanto à identidade do Espírito, refletindo até mesmo o desejo inconsciente de receber mensagens de determinada personalidade. Aí entraria o processo anímico, não quanto à mensagem, que até pode ser boa, mas quanto à autoria.
4 - Não pode ocorrer que o próprio Espírito dê o nome de alguém ilustre para ser melhor aceito?
Sem dúvida. Em O Livro dos Médiuns há uma manifestação de razoável conteúdo, atribuída a Bossuet (1627-1704), teólogo francês. Consultado, o Espírito de São Luiz, um dos mentores de Kardec, explicou que era uma manifestação apócrifa. Posteriormente o próprio espírito que a produziu, confessou: Eu desejava escrever alguma coisa, a fim de me fazer lembrado dos homens. Vendo que sou fraco, entendi de apadrinhar o meu escrito com o prestígio de um grande nome. Quando lhe perguntaram se não imaginasse fosse a fraude descoberta, respondeu: Quem sabe lá ao certo? Poderíeis enganar-vos. Outros menos perspicazes a teriam aceitado.
5 - Você diria que está faltando perspicácia para identificar mensagens apócrifas?
Quem o diz é Kardec, ao comentar esta manifestação: De fato, a facilidade com que algumas pessoas aceitam tudo o que vem do mundo invisível, sob o pálio de um grande nome, é que anima os espíritos embusteiros. A lhes frustrar os embustes é que todos devem consagrar a máxima atenção; mas a tanto ninguém pode chegar, senão com a ajuda da experiência adquirida por meio de um estudo sério. Daí o repetirmos incessantemente: Estudai antes de praticardes, porquanto é esse o único meio de não adquirirdes experiência à vossa própria custa.
6 - E quanto às mensagens atribuídas a Chico Xavier?
Chico, obviamente, não está impedido de manifestar-se. Se isso ocorresse, suas virtudes seriam um castigo, não uma vantagem, ele que recebeu milhares de comunicações, que psicografou centenas de livros.
7 - Fala-se numa senha que Chico teria deixado para autenticar suas mensagens...
Acho complicado uma senha, porquanto poderia ser desconhecida dos médiuns, mas não dos Espíritos. Um mistificador inteligente poderia facilmente capturá-la na mente de seus depositários. Melhor atentar ao conteúdo.
8 - Considerando sob este ponto de vista, que sejam aceitáveis as mensagens que um médium receba de Chico, deveriam ser divulgadas?
Aqui está o "X" da questão. Geralmente são dirigidas a um círculo íntimo de pessoas que conviveram com ele. Dar-lhes divulgação é temerário, até porque estarão sujeitas às limitações do médium e distanciadas do potencial do Espírito. Há um provérbio chinês: Cala-te ou fale algo que valha mais que o teu silêncio. De Chico, publiquemos o que for mais importante do que ele psicografou ao longo de seu apostolado mediúnico, como um acréscimo, não como um decréscimo na forma e no conteúdo.
Fonte: Revista Internacional de Espiritismo
www.richardsimonetti.com.br
1 - Após o falecimento de Chico Xavier, inúmeros médiuns vêm recebendo mensagens atribuídas a mentores espirituais que o assistiam, como Emmanuel e André Luiz. Como encarar este fenômeno?
Com estranheza. Não estão impedidos estes espíritos de se manifestarem, porquanto não constituem propriedade de Chico Xavier. Não obstante, até para evitar dúvidas conturbadoras e críticas depreciativas, acredito que adotariam outro nome, considerando como aprendemos com Kardec que o importante é o conteúdo da mensagem.
2 - Obedecendo este critério, como situar mensagens atribuídas ao Espírito Emmanuel, como tem ocorrido com alguns médiuns?
Especificamente em se tratando de Emmanuel, duvidarei de sua autenticidade, ainda que de teor aceitável, porquanto, segundo informações do próprio Chico, ele reencarnou em 2000, no interior do Estado de São Paulo. E é altamente improvável que, em processo reencarnatório, estivesse disposto a marcar presença mediúnica, com novas mensagens.
3 - Como ficamos se o médium é respeitável e leva a sério seu trabalho?
Isto não o exime de erro quanto à identidade do Espírito, refletindo até mesmo o desejo inconsciente de receber mensagens de determinada personalidade. Aí entraria o processo anímico, não quanto à mensagem, que até pode ser boa, mas quanto à autoria.
4 - Não pode ocorrer que o próprio Espírito dê o nome de alguém ilustre para ser melhor aceito?
Sem dúvida. Em O Livro dos Médiuns há uma manifestação de razoável conteúdo, atribuída a Bossuet (1627-1704), teólogo francês. Consultado, o Espírito de São Luiz, um dos mentores de Kardec, explicou que era uma manifestação apócrifa. Posteriormente o próprio espírito que a produziu, confessou: Eu desejava escrever alguma coisa, a fim de me fazer lembrado dos homens. Vendo que sou fraco, entendi de apadrinhar o meu escrito com o prestígio de um grande nome. Quando lhe perguntaram se não imaginasse fosse a fraude descoberta, respondeu: Quem sabe lá ao certo? Poderíeis enganar-vos. Outros menos perspicazes a teriam aceitado.
5 - Você diria que está faltando perspicácia para identificar mensagens apócrifas?
Quem o diz é Kardec, ao comentar esta manifestação: De fato, a facilidade com que algumas pessoas aceitam tudo o que vem do mundo invisível, sob o pálio de um grande nome, é que anima os espíritos embusteiros. A lhes frustrar os embustes é que todos devem consagrar a máxima atenção; mas a tanto ninguém pode chegar, senão com a ajuda da experiência adquirida por meio de um estudo sério. Daí o repetirmos incessantemente: Estudai antes de praticardes, porquanto é esse o único meio de não adquirirdes experiência à vossa própria custa.
6 - E quanto às mensagens atribuídas a Chico Xavier?
Chico, obviamente, não está impedido de manifestar-se. Se isso ocorresse, suas virtudes seriam um castigo, não uma vantagem, ele que recebeu milhares de comunicações, que psicografou centenas de livros.
7 - Fala-se numa senha que Chico teria deixado para autenticar suas mensagens...
Acho complicado uma senha, porquanto poderia ser desconhecida dos médiuns, mas não dos Espíritos. Um mistificador inteligente poderia facilmente capturá-la na mente de seus depositários. Melhor atentar ao conteúdo.
8 - Considerando sob este ponto de vista, que sejam aceitáveis as mensagens que um médium receba de Chico, deveriam ser divulgadas?
Aqui está o "X" da questão. Geralmente são dirigidas a um círculo íntimo de pessoas que conviveram com ele. Dar-lhes divulgação é temerário, até porque estarão sujeitas às limitações do médium e distanciadas do potencial do Espírito. Há um provérbio chinês: Cala-te ou fale algo que valha mais que o teu silêncio. De Chico, publiquemos o que for mais importante do que ele psicografou ao longo de seu apostolado mediúnico, como um acréscimo, não como um decréscimo na forma e no conteúdo.