quinta-feira, maio 24, 2012
Arqueólogos encontram
primeira prova da existência da Belém bíblica
Argila
com a inscrição ‘Bat Lechem’ foi encontrada nas escavações do ‘Projeto Cidade
de David’ (Foto: AFP)Arqueólogos israelenses acharam em Jerusalém um selo de
argila com a inscrição "Bat Lechem", que supõe a primeira evidência
arqueológica da existência de Belém durante o período em que aparece descrito
na Bíblia, informou nesta quarta-feira a Autoridade de Antiguidades de Israel.
Trata-se
de uma espécie de esfera de argila que se usava para carimbar documentos e
objetos, que foi encontrado nas polêmicas escavações do "Projeto Cidade de
David", situado no povoado palestino de Silwán, no território ocupado de
Jerusalém Oriental.
Datada
entre os séculos VII e VIII a.C, a peça é meio milênio posterior às Cartas de
Amarna, uma correspondência diplomática em língua acádia sobre tabuletas de
argila entre a Administração do Egito faraônico e os grandes reinos da época e
seus vassalos na zona.
O
descobrimento anunciado nesta quarta remete a uma época posterior, a do
Primeiro Templo Judeu (1006 - 586 a.C.), citada no Antigo Testamento como parte
do reino da Judéia.
"É a
primeira vez que o nome de Belém aparece fora da Bíblia em uma inscrição do
período do Primeiro Templo, o que prova que Belém era uma cidade no reino da
Judéia e possivelmente também em períodos anteriores", assinalou o
responsável das escavações, Eli Shukron, em comunicado.
"A
peça é do grupo dos 'fiscais', ou seja, uma espécie de selo administrativo que
era usado para carimbar cargas de impostos que se enviavam ao sistema fiscal do
reino da Judéia no final dos séculos VII e VIII a.C", acrescenta a
especialista. EFE
http://br.noticias.yahoo.com/arque%C3%B3logos-encontram-primeira-prova-exist%C3%AAncia-bel%C3%A9m-b%C3%ADblica-132617068.html
