domingo, julho 15, 2012

 

O Astral

O ASTRAL

Ano XIX – Número 221– Distribuição Gratuita – Julho de 2012

Órgão Oficial de Informação do Centro Espírita Astral Superior

Declarado de utilidade pública municipal pela Lei 2.076 de 09 de Outubro de 1986

Rua 5-A nº 352 – Vila Alemã – Rio Claro – SP CEP 13 506-662



Morri, e agora?!

Breves reflexões sobre a morte.

Geraldo Campetti Sobrinho

A principal surpresa do indivíduo ao se defrontar com a experiência da morte é a de que continua vivo.

A morte não existe.

Acreditar na imortalidade espiritual implica em modificar por completo os padrões de vida quando comparados com o perfil do materialista, que não crê em nada além da morte.

Aquele que imagina o fim absoluto ao término da existência física não tem razão alguma para ser uma boa pessoa, ajudar o outro, ser honesto, solidário, caridoso. Tudo deixará de existir mesmo; então, para que considerar a ética e os valores defendidos pelos moralistas?

No entanto, quando admitimos a continuidade existencial após o sepulcro, somos naturalmente impelidos a adotar mínimas providências para considerar como ficará nossa situação do outro lado da vida.

As concepções religiosas acerca do assunto são variadas e, às vezes, conflitantes.

Mas, esta é a razão da existência de diversas religiões, pois cada uma explica à sua maneira como ficará a alma após a morte do corpo físico.

Céu, inferno, purgatório, sono eterno, espera de julgamento são opções tradicionais que as doutrinas dogmáticas ofertam a seus profitentes.

O Espiritismo tem mais a oferecer.

A vida futura contém a explicação para o entendimento da mensagem de Jesus. Sem a perspectiva do porvir, ficamos limitados a estreitos horizontes que nos impedem de ampliar a visão para entendimento mais amplo do verdadeiro significado da vida, em sua expressão de imortalidade.

Um amigo comentava ainda outro dia: "o maior patrimônio que Deus ofereceu ao homem foi conferir-lhe o dom de ser imortal". Essa condição é inerente à nossa natureza. Portanto, não há como excluí-la, por mais que alguém tenha esse propósito. Nem nós mesmos conseguimos eliminar a essência divina que guardamos na intimidade do ser, pois reconhecer a paternidade de Deus implica assumir a postura de filhos.

Entretanto, por mais que tenhamos a ideia de nossa imortalidade, a experiência da morte física é algo que ainda nos causa estranheza, surpresa e, por que não dizer, em algumas situações, mal estar?! Nascemos, morremos, renascemos inúmeras vezes, e continuamos nos acertos e desacertos das provas e expiações, repetindo lições não aprendidas, indo e vindo e tornando a voltar...

E a morte, ainda nos causando enorme impacto!

Quando observamos e acompanhamos entes queridos, familiares ou amigos próximos, despedindo-se da vida impermanente e acessando o portal da realidade imorredoura, é quase inevitável refletirmos sobre a transitoriedade da existência passageira e a importância da vida perene.

É indispensável que tais reflexões se manifestem enquanto estivermos a caminho, do lado de cá. E o Espiritismo concede-nos essa extraordinária oportunidade, por nos oferecer os elementos indispensáveis para que pensemos mais amplamente, entendendo a essência da vida no antes e depois da breve passagem pela vida material.

Do outro lado da vida não há milagres. E a morte não nos transformará num "passe de mágica". A situação a ser encontrada por lá é exatamente a que estamos construindo aqui neste momento.

Por isso, não percamos tempo em dúvidas e questionamentos desnecessários; esforcemo-nos por praticar a lei de justiça, amor e caridade em sua essência e plenitude. Isso sim é que fará a diferença fundamental entre a nossa felicidade ou infelicidade no grande amanhã que aguarda a todos.



Referências:

KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 130. ed. 1. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011. Cap. 28, it. 40 e 41.

O livro dos espíritos. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 1. reimp. Rio de janeiro: FEB, 2011. Q. 165.

SIMONETTI, Richard. Quem tem medo da morte? 3. ed. Bauru, SP: CEAC, 2003. XAVIER, Francisco C. Voltei. Pelo Espírito Irmão Jacob. 28. ed. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010.



Junho 2012 • Reformador



Exposições do mês





Terça Feira Sexta Feira

03 07 12 Luzia J. Piolli 06 07 12 Marli A. Rodrigues

10 07 12 Carmem B. Correa 13 07 12 Sérgio Desiderá

17 07 12 J.L.Polese 20 07 12 Edmundo M. Andrioli

24 07 12 João Carlos Sanchez 27 07 12 Neide Seneda

31 07 12 Emerson Miorin



O Centro Espírita Astral Superior fará realizar Palestra Comemorativa de sua Fundação.

Será no dia 25 de agosto às 20h00 e será realizada por:

André Marouço.

André Marouço nascido em São Paulo, em 1970, é diretor e roteirista formado em marketing pela Universidade Paulista. Possui experiência em televisão, tendo passado pela TV Cultura de São Paulo e pela Rede Globo, onde atuou como assistente de câmera, operador de câmera e diretor de fotografia. Esteve à frente do projeto Mundo Maior de Cinema, que ofereceu condições a jovens cineastas de filmarem oito curtas-metragens. Estreou em longas com O filme dos espíritos (2011), ao lado de Michel Dubret.





O Centro Espírita Astral Superior mantem estudos Doutrinários às quartas feiras, frequência livre para quem tenha interesse em conhecer o Espiritismo. O horário é das 20h00 às 21h30.





Sugestões para: lzgonzaga@yahoo.com.br




Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?