segunda-feira, junho 24, 2013

 

O ASTRAL junho 2013


O ASTRAL

Ano XX – Número 231– Distribuição Gratuita – Junho 2013

Órgão Oficial de Informação do Centro Espírita Astral Superior

Declarado de utilidade pública municipal pela Lei 2.076 de 09 de Outubro de 1986

Rua 5-A nº 352 – Vila Alemã – Rio Claro – SP CEP 13 506-662

 

Imediatismo

Gonzaga

O momento que passa a nossa civilização é extremamente imediatista. Passamos décadas criando o sistema consumista e inculcando na mente popular a necessidade do consumo desenfreado.

O processo se estabeleceu após a segunda guerra mundial e vem crescendo de forma absurda.

A população em geral educou-se desta forma e para que se tenha uma ideia disto que exponho procure refletir um pouco. Em meados dos anos sessenta você ouvia falar dos grandes e morosos computadores IBM no início da informática.

Ora, a saga dos construtores numa desenfreada corrida para obter lucros, acrescenta detalhes à máquina, de forma que hoje você adquire um computador e dias depois está desatualizado, tal o avanço da técnica. Bem, o que quero dizer com isto!

Quero demonstrar que este intenso e desregrado imediatismo está matando o ser humano criativo e inteligente, que não pode ser manipulado como uma máquina. Então, os astutos, aqueles que nada perdem, pois visam à riqueza, estes passam ao domínio e aparentemente tudo sabem. Acontece que a civilização tem necessidades, materiais e psíquicas, que não podem ser resolvidas simplesmente atualizando e deletando os vários e complexos problemas de relacionamento.

Sem contar a necessidade de contribuirmos para a cultura dos mais lentos no avanço intelecto-moral, que ainda acreditam na necessidade de um deus guerreiro, sanguinário, ao qual devotam sua vida e ao qual entregam seu corpo e sua alma com vistas ao paraíso eterno às sete virgens à que tem direito.

Sabemos nós que estas disputas de raça e de credo, são efeitos de uma causa antiquíssima, que segundo relato bíblico teria se estabelecido na divisão da família de Abraão. Iniciada com derramamento de sangue e, portanto com lutas espirituais de forte cunho vingativo por força da moral enfraquecida pelos interesses materiais. Arrastam-se pelos costumes dos povos até os dias de hoje, enquanto não dermos conta de fazermos um crescimento mais condizente com a capacidade humana de sedimentar os conhecimentos e praticá-los na vida de relação, esta insegurança violenta estará habitando o nosso planeta.

É preciso acordar para esta realidade oferecendo oportunidades dignas de trabalho, e iniciando já a cultura do comedimento e da ponderação, da saciedade de nossos desejos. Pela cultura da ideia de buscarmos o que realmente nos seja necessário à nossa sobrevivência material sem nos descuidarmos do Espírito.

A evolução material e o enriquecimento são necessários, mas não devem estar no plano das necessidades imediatas. É preciso avançar, porém não descuidar de ninguém.

A cultura de um povo está nas pequenas, mas indispensáveis atitudes de todo o povo. E principalmente daqueles mais evoluídos.

O Plantador de Arroz 08/09/2009

Amilcar Del Chiaro

 

Você já orou hoje?

Como é a sua prece?

Laudatória?

Cheia de pedidos de soluções dos seus problemas?

De agradecimento por aquilo que a vida lhe oferece?

Uma entrega total ao Criador?

Ou apenas uma exclamação: Pai, abençoai-me!

Ou você não ora, acha que é tolice?

Saiba que a prece revigora nossa vontade, nosso desejo de crescer, evoluir, liga-nos aos seres superiores do universo e aos nossos amados que nos precederam na grande viagem para o além.

Há muitos modos de orar, mas é essencial que a prece tenha suas raízes no coração.

Alguns oram cantando, outros fazem longas e repetitivas orações, há os que oram educando, curando, trabalhando em favor da humanidade.

Outros oram plantando flores e alimentos.

Existe um quadro, não sabemos qual foi o artista que o concebeu, que retrata um asiático com água até os joelhos, dorso nu, o sol queimando lhe a pele, tronco fletido, plantando arroz.

Um homem admirando esse quadro, disse: Se isto não for orar, então eu não sei o que é orar.

Oremos e trabalhemos pela paz.

Tal qual o plantador de arroz, mergulhemos no trabalho de pacificar o mundo. Isto também é oração.

Vamos reagir contra a violência, mas que seja com muito amor. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Centro Espírita Astral Superior mantem estudos Doutrinários às quartas feiras, frequência livre para quem tenha interesse em conhecer o Espiritismo.

O horário é das 20h00 às 21h30.

 
Sugestões para: lzgonzaga@yahoo.com.br

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?