sábado, julho 13, 2013
O ASTRAL
O
ASTRAL
Ano
XX – Número 232– Distribuição Gratuita – Julho 2013
Órgão
Oficial de Informação do Centro Espírita Astral Superior
Declarado
de utilidade pública municipal pela Lei 2.076 de 09 de Outubro de 1986
Rua
5-A nº 352 – Vila Alemã – Rio Claro – SP CEP 13 506-662
Motivação
das ações do homem
Gonzaga
“A questão do livre arbítrio pode ser
resumida assim: o homem não é fatalmente conduzido ao mal; os atos que ele
realiza não estão antecipadamente escritos; os crimes que ele comete não
resultam de uma sentença do destino. Ele pode, como prova de expiação, escolher
uma existência em que terá os arrastamentos do crime, seja pelo meio em que
está colocado, seja pelas circunstâncias que sobrevirão, mas está sempre livre
para agir ou não agir.” O Livro dos Espíritos questão 872.
Vivemos
uma época difícil de muita violência, e mesmo conhecendo a Doutrina Espírita
por vezes nos revoltamos como querendo saber o porquê e acusamos de forma
equivocada ao governo e à justiça.
Acho isto
muito natural e até demonstra o estado de espírito que nos move à luta pela
vida.
Ocorre,
porém, que ao encostarmos a cabeça no travesseiro e pensarmos sobre tal estado
de coisas nos vem à mente o fato de também incorrermos em alguns deslizes que
prontamente nos perdoamos.
Mas vamos
ao assunto. Somos Espíritos encarnados e sucessivamente reencarnaremos com o
propósito de nos melhorarmos, aquilo que chamamos: evolução intelecto-moral, à
qual estamos todos submetidos pela lei natural.
Ensina a
Doutrina que enquanto estamos no mundo espiritual, temos oportunidade de
refletirmos e estabelecer metas para novas imersões no mundo material para
enfrentar as vicissitudes deste e vencer as tentações do meio em que escolhemos
viver.
Escolhemos
sim essas nossas tarefas na vida material. Escolhemos o gênero destas, pois do
contrário, escolher os detalhes seria fatalismo, e a única fatalidade que
enfrentamos na vida é o desencarne. Sofrendo as dificuldades próprias das
nossas imperfeições, e vencendo é que subimos a escala da evolução das
sensações materiais para as sensibilizações dos sentimentos sutis.
O
Espírito, ao encarnar novamente, sabe que irá enfrentar dificuldades próprias
de sua escolha, de acordo com seu entendimento, para suplantar possíveis
deficiências ao lidar com determinado assunto ou trabalho que seja submetido.
Sabemos também que nenhum de nós está em meio ao mar revolto da vida material
sem nenhum amparo ou ferramenta que lhe possa ser útil. A cada um é destinado
um protetor, melhor de ele, e que se interessa pelo mesmo. Todos têm o auxilio
de Espíritos que se aplicam como professores ao aluno iniciante, inspirando,
suscitando a intuição para que caminhemos pela margem direita da vida. Embora
maioria das vezes não aceitamos a ideia.
Todo e
qualquer ato que praticamos embora resultante das vicissitudes circunstanciais
em que escolhemos viver, dependem da nossa vontade (livre arbítrio). Podemos,
pois estar imersos em um ambiente extremamente contrário e imundo, mas nem por
isso precisamos chafurdar ou ceder às solicitações menos convenientes.
Portanto,
não há mal que não se possa resistir se a vontade é firme.
Nós
apostamos que o mal poderia ser da índole do organismo material.
Ledo
engano, pois, esquecemo-nos de que se praticamos o mal por esta razão também
pela mesma praticamos o bem, e então? Mas consideremos que o corpo material não
tem inteligência e não têm tendências morais, estas pertencem à índole do
Espírito, que é o agente intelectual do Ser.
Conhecendo
estes fatos usando a inteligência podemos aceitar com facilidade o postulado Doutrinário
Espírita. Doutrina que tem por escopo levar o Ser respeitar-se em primeiro
lugar, e, todos indistintamente, fazendo todo o possível para minimizar as
dificuldades e remover os obstáculos do mundo na medida de suas forças para
assim poder na vida futura, no mundo espiritual, ter a satisfação do dever
cumprido e poder escolher outras oportunidades que lhe permitam sempre evoluir.
Precisamos
lembrar que o meio é produto de nossa ação. E cada um é responsável
solidariamente pelo que tenha provocado ao meio, e suas personagens, de maneira
que precisamos nos precaver de sermos o estopim de qualquer que seja a atitude
menos digna.
Se
sucumbirmos por nossa própria vontade só a nos caberá a necessidade de trabalho
reparador em nova encarnação. Se formos os causadores de tais ocorrências nós
também seremos levados pela nossa própria razão a reparar tais ocorrências.
Portanto,
precisamos considerar detidamente o porquê dos acontecimentos violentos em
nossos dias. Se pela imperfeição de certos Espíritos, ou pela ação de Espíritos
bem colocados materialmente falando, cuja ganância cria obstáculo a outros
Seres imperfeitos, propiciando-lhes assim a queda. Todo o mal está em praticar
o orgulho prepotente seja de raças seja de posição social.
De
qualquer forma os acontecimentos violentos destas condições são provocados e
devem ser reparados por quem os provocou.
E pior,
sabemos que temos alguma culpa em tudo o que se passa na face da Terra.
Portanto,
seria de bom tom cada um começasse fazer sua parcela de contribuição para um
mundo melhor e mais igualitário deixando de ser ganancioso e de querer sempre
mais.
Deixar que
outros também tenham a oportunidade de fazer por onde viver melhor,
possibilitando oportunidades a quem se esforça.
Lembrem-se
haverá um mundo melhor assim que cada uma viva de forma moral mais evoluída.
Aliás, de
acordo com o Livro dos Espíritos na mesma questão acima referida encontraremos:
“Sua força moral cresce em razão de sua elevação, e os maus Espíritos se
afastam dele.” Assim se nos tornarmos cada vez mais praticantes da moral
elevada mais e mais estaremos nos libertando das más ações de Espíritos menos
convenientes ao nosso meio.
E, talvez,
tenhamos numa sociedade mais igualitária menos necessidade de tantos desatinos.
Experimentemos
começando pelas nossas próprias Famílias.
O Centro Espírita Astral Superior mantem
estudos Doutrinários às quartas feiras, frequência livre para quem tenha
interesse em conhecer o Espiritismo.
O horário é das 20h00 às 21h30.
Sugestões
para: lzgonzaga@yahoo.com.br