sábado, agosto 03, 2013
O ASTRAL
O
ASTRAL
Ano
XX – Número 233– Distribuição Gratuita – Agosto 2013
Órgão
Oficial de Informação do Centro Espírita Astral Superior
Declarado
de utilidade pública municipal pela Lei 2.076 de 09 de Outubro de 1986
Rua
5-A nº 352 – Vila Alemã – Rio Claro – SP CEP 13 506-662
Espiritismo “O Consolador”
Quando Jesus esteve conosco no
mundo material, encarnado como nós mesmos, mostrando a Lei de Amor como só a um
Espírito evoluído se pode creditar tal procedimento.
Disse-nos, em seus últimos dias
que iria ao Pai e pediria fosse enviado um Consolador, o Espírito de Verdade,
para ficar conosco por toda a eternidade, mostrando-nos a Doutrina do Pai que
ele Jesus tão bem exemplificou. Faria que recordássemos o que Jesus houvera
dito e não tivéramos compreendido.
Disse ainda que vivificaria os
seus ensinamentos.
Podemos entender de muitas
maneiras o que teria dito com essas palavras, e muitos de nós o confundem até
com o Pai. Mas analisemos o que disse.
Em primeiro lugar queremos
deixar claro que Jesus não veio para salvar ninguém, senão mostrar o caminho,
como disse “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por
mim”.
E supondo-se que teria vindo
para salvar, salvar do que?
Quem salva evita que outrem
passe por perigo eminente, livre-se de obstáculos que sabidamente não venceria.
E nós estamos sempre querendo
que nos salvem dos problemas financeiros, de saúde, de relacionamento na
sociedade, no amor, na relação entre cônjuges, das leis civis, etc...
Quantos problemas temos!
Raciocinemos. Todos os
problemas que nos rodeiam não são consequências de nossas atitudes, que fazemos
de livre e espontânea vontade?
Ora, a encarnação e as
reencarnações são oportunidades que Deus nos dá, para que além de
experimentarmos as várias vicissitudes da vida material e os vários aspectos
desta, nos dando avanço intelecto moral e de forma a facilitar nossa evolução
na escalada à perfeição, pondo-nos ao contato de Espíritos aos quais
prejudicamos de maneira a podermos nos reconciliar, porque enviaria a Jesus
para salvar-nos?
Sabemos ainda mais que Deus a
ninguém julga e condena, senão deixa à própria razão discernir sobre o rumo e a
experiência ainda que dolorosa e sofrida, lhe possibilite o recurso do reparo
das suas faltas perante a Família Universal que somos. Criou-nos simples e
ignorantes, com o livre arbítrio para que pudéssemos com a inteligência dada em
igual quinhão a cada um para desenvolver a seu contento e de forma mais rápida
ou mais lenta segundo a escolha própria. Cada espírito escolhe o que quer, seja
sensação prazerosa da matéria, ou sentimentos mais sutis da alma, e para isso
cada um mesmo simples tem ínsito na sua alma as leis naturais, como paradigma,
bem como os exemplos a cada tempo como o de Jesus, e Espíritos de escol que nos
tem dado o exemplo.
Portanto as dificuldades e
sofrimentos porque passamos são advindos de nossas atitudes, e portanto de
nosso conhecimento, sabemos pois que a cada ação boa ou má corresponde uma
reação apropriada àquela.
Deus é todo bondade, perfeição,
misericórdia, justiça, amor e não julga e nem castiga a nenhum de seus filhos,
legou-nos as leis naturais próprias ao fortalecimento de nossos Espíritos, para
que obtenhamos um dia a perfeição.
Seria, pois, contrassenso
admitir que Ele nos dá as dores ou os castigos ao nosso orgulho e depois
enviaria um de seus filhos para nos salvar! Não é própria a atitude para Deus
conhecendo os seus atributos como conhecemos.
Tendo que levarmos em conta
tudo que dissemos acima para justificar e fazer-nos claro ao entendimento das
necessidades próprias daquele que precisa de oportunidades que lhe propiciem o
avanço, pois se precisando deste (sofrimento) nos envia um salvador nos impede
de progredir.
E reportando-nos a Jesus ele
mesmo disse que veio ao mundo para dar cumprimento às leis e aos profetas, não
tendo feito nada além de dar de si, do seu amor, em benefício daqueles que já
houveram cumprido suas provas, mostrado o real entendimento de seus
ensinamentos e preconizações da vida eterna. No Mundo Espiritual sucessivo à
materialidade das nossas existências que ainda muitos de nós Espíritas ainda
não entendemos bem.
Pois verdade seja dita aqueles
aos quais “curou”, na verdade já estavam remidos de suas atitudes anteriores e
por isto se cumpria a vontade do Pai, como dizia, aliás, Jesus em todas as
oportunidades que interveio em nome do Pai, a favor daqueles que se haviam
transformado em verdade e Espírito, cumprindo os desígnios de Deus.
E Jesus a todos dizia “ide em
paz e não tornes em pecado pois coisa pior poderá lhe ocorrer”, numa clara
alusão ao que houvera dito: ”ao que tem se lhe dará; e ao que não tem, até o
que tem se lhe tirará” pois sabemos nós que o Senhor colhe onde não semeou.
Sabemos mesmo que se somos sementes da Boa Nova, devemos frutificar com aquela
que caiu em terreno fértil.
Gonzaga
O
Centro Espírita está promovendo uma reforma na área da cozinha tendo em vista
melhorar o aspecto e a higiene local.
Contamos
com a colaboração de todos seja na ajuda financeira seja no auxilio das pessoas
que se propuseram concretizar essa empreitada.
A
todos agradecemos antecipadamente.
O Centro Espírita
Astral Superior mantem estudos Doutrinários às quartas feiras, frequência livre
para quem tenha interesse em conhecer o Espiritismo.
O horário é das 20h00 às 21h30.
Sugestões
para: lzgonzaga@yahoo.com.br