segunda-feira, agosto 05, 2013

 
Ontem, Hoje e Amanhã
O ESDE, nascido a partir de metodologia desenvolvida nesta mesma casa, hoje Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, significou notável avanço para a época. Era preciso fazer os espíritas conhecerem a obra de Allan Kardec, até então o grande desconhecido.
Em outro trecho da entrevista com Salomão Benchaya(foto) que reservamos para comentar neste espaço, assim se manifesta o atual Diretor Doutrinário do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre: “Curiosamente, no CCEPA, não empregamos mais o ESDE tal como ainda é aplicado no movimento espírita. De um modo geral, o método de estudo adotado é professoral e mero reprodutor dos conteúdos codificados, sendo quase nula a apreciação crítica da obra de Kardec.”. E acrescenta: “No CCEPA, preferimos o método que pode ser chamado de ‘estudo problematizador’ que estimula a pesquisa, o questionamento, a discussão crítica dos conteúdos, propiciando a atualização permanente da doutrina”.
Assim, o mesmo grupo que, ontem, insistia na necessidade do conhecimento das obras básicas, hoje integra um movimento maior que pugna por sua atualização, adotando postura crítica diante do próprio espiritismo e do movimento eespírita.
Com isso, continuamos fieis a Kardec. A obra espírita, segundo recomendava seu preclaro fundador, tem um caráter progressivo e progressista. Seus estudiosos devem ser livre-pensadores, abertos às mudanças sugeridas pelo avanço do conhecimento.
Se ontem o imperativo maior era conhecer Kardec e o espiritismo, hoje se requer do espírita justamente a capacitação para fazer avançar o conhecimento espírita. É o que, modestamente, procuramos fazer nesta Casa. O ESDE, aqui concebido, foi apenas um capítulo da história que queremos continuar escrevendo. Mesmo diante das resistências. (A Redação).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?