sexta-feira, agosto 09, 2013
Por que "Espiritismo Moral"?
Por que "Espiritismo
Moral"?
Moral é a parte da FILOSOFIA
que trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens para com os
outros homens.
A MORAL CRISTÃ : é a
moralidade que em si encerram os preceitos contidos no Evangelho. Tudo o que
diz respeito à inteligência ou espírito por oposição ao que é material.
Optamos por Moral descartando
RELIGIÃO para que não se utilize o significado "adoração" e não se
instituam cultos de nenhuma natureza.
A parte moral que utilizamos
pertence ao Evangelho que não sofreu qualquer adulteração e/ou inserção, diz
somente do autêntico Querigma.
O Espiritismo é um
CONHECIMENTO TOTAL.
Recomenda-se cuidado nas
ponderações e que se exerça o direito e o dever da crítica espírita, nos moldes
da boa polêmica. Allan Kardec optou por uma forma dinâmica na construção do
CONHECIMENTO ESPÍRITA, dispensando um tratamento igual ao tríplice aspecto não
obstante alguma resistência demonstrada com o religioso, seguindo estritamente
a moral ensinada por Jesus.
O CONHECIMENTO ESPÍRITA é um
conhecimento dinâmico. O conhecimento estático é conformista e tende a não
produzir nada de novo. Quando se frequenta um Centro Espírita por algum tempo
(por exemplo 5 ou mais anos) e todas as palestras apresentam invariavelmente o
mesmo discurso, com as mesmas ideias, não produzindo absolutamente nada de novo
(e coerente com a Codificação de Kardec) espelha uma prática que não tem
sido alvo da crítica cientificamente
construída: é o retrato da estagnação e produto do comportamento dogmático.
Contrária o pensamento de Kardec, perde o significado.
http://worldtv.com/espiritismo_filosofico_e_moral