sexta-feira, agosto 09, 2013

 

Por que "Espiritismo Moral"?


Por que "Espiritismo Moral"?

Moral é a parte da FILOSOFIA que trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens para com os outros homens.

 

A MORAL CRISTÃ : é a moralidade que em si encerram os preceitos contidos no Evangelho. Tudo o que diz respeito à inteligência ou espírito por oposição ao que é material.

Optamos por Moral descartando RELIGIÃO para que não se utilize o significado "adoração" e não se instituam cultos de nenhuma natureza.

A parte moral que utilizamos pertence ao Evangelho que não sofreu qualquer adulteração e/ou inserção, diz somente do autêntico Querigma.

 

O Espiritismo é um CONHECIMENTO TOTAL.

Recomenda-se cuidado nas ponderações e que se exerça o direito e o dever da crítica espírita, nos moldes da boa polêmica. Allan Kardec optou por uma forma dinâmica na construção do CONHECIMENTO ESPÍRITA, dispensando um tratamento igual ao tríplice aspecto não obstante alguma resistência demonstrada com o religioso, seguindo estritamente a moral ensinada por Jesus.

 

O CONHECIMENTO ESPÍRITA é um conhecimento dinâmico. O conhecimento estático é conformista e tende a não produzir nada de novo. Quando se frequenta um Centro Espírita por algum tempo (por exemplo 5 ou mais anos) e todas as palestras apresentam invariavelmente o mesmo discurso, com as mesmas ideias, não produzindo absolutamente nada de novo (e coerente com a Codificação de Kardec) espelha uma prática que não tem sido  alvo da crítica cientificamente construída: é o retrato da estagnação e produto do comportamento dogmático. Contrária o pensamento de Kardec, perde o significado.

http://worldtv.com/espiritismo_filosofico_e_moral

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?