sábado, abril 26, 2014

 

O ASTRAL


O ASTRAL

Ano XXI – Número 241– Distribuição Gratuita – Abril 2014

Órgão Oficial de Informação do Centro Espírita Astral Superior

Declarado de utilidade pública municipal pela Lei 2.076 de 09 de Outubro de 1986

Rua 5-A nº 352 – Vila Alemã – Rio Claro – SP CEP 13 506-662

 

Doutrina

 

Noções de Espiritismo

Noções preliminares

 

1. É engano pensar que, para se convencerem, basta aos incrédulos o testemunho dos fenômenos extraordinários. Aqueles que não admitem a existência da alma, ou Espírito, no homem, também não o admitem fora do homem. Assim, negam a causa e, em consequência, negam os efeitos. Via de regra têm uma ideia preconcebida e um propósito negativo, que impossibilitam a observação exata e imparcial. Com isso levantam problemas e objeções que não podem ser respondidas de modo completo porque cada uma delas exigiria como que um curso, em que as coisas fossem expostas desde o princípio.

Como essas objeções derivam, em grande parte, do desconhecimento das causas dos fenômenos e das condições em que os mesmos se verificam, um estudo prévio teria a vantagem de eliminá-las.

2. Imaginam os desconhecedores do Espiritismo que os fenômenos espíritas podem ser produzidos do mesmo modo que as experiências de Física ou de Química. Por isso pretendem submetê-los à sua vontade e se recusam colocar-se nas condições exigidas para poder observá-los.

Como, de início, não admitem a existência dos Espíritos e a sua intervenção, assim desconhecendo a sua natureza e o seu modo de agir, essas pessoas se comportam como se lidassem com a matéria bruta. E porque não conseguem aquilo, concluem que não há Espíritos. Entretanto, se se colocassem em ponto de vista diverso, compreenderiam que os Espíritos não passam de almas dos homens; que todos nós, após a morte, seremos Espíritos; e que, então, não teremos disposição para servir de joguete e satisfazer a fantasia dos curiosos.

3. Mesmo quando certos fenômenos possam ser provocados, não se acham, de modo algum, à disposição de ninguém, por isso que provêm de inteligências livres. Quem se dissesse capaz de obtê-los sempre que quisesse apenas provaria ignorância ou má-fé.

Há que esperar, para colhê-los de passagem. E, muitas vezes, quando menos se espera é que se apresentam os fatos mais interessantes e convincentes.

Nisto, como em tudo, os que desejam seriamente instruir-se devem ter paciência e perseverança e se colocar nas condições adequadas. Sem isto melhor será não cogitar do assunto.

4. As reuniões que visam as manifestações espíritas nem sempre se acham em condições adequadas à obtenção de resultados satisfatórios, ou a afirmar convicções. É forçoso, mesmo, convir que por vezes os incrédulos saem menos convencidos do que entraram e lançam em rosto dos que lhes falaram do caráter sério do Espiritismo as coisas ridículas que testemunharam. É verdade que neste particular não são mais lógicos do que aquele que pretendesse julgar uma arte pelas primeiras demonstrações de um aprendiz, ou uma pessoa pela sua caricatura ou, ainda, uma tragédia por sua paróquia.

Também o Espiritismo tem os seus aprendizes. E quem quiser informar-se não deve buscar os ensinos numa fonte única, porque somente o exame comparado pode permitir se firme uma opinião.

Fonte: O Principiante Espírita. Allan Kardec
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
NATUREZA E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS

 

Elementos fluídicos

 

1. - A Ciência resolveu a questão dos milagres que mais particularmente derivam do elemento material, quer explicando-os, quer lhes demonstrando a impossibilidade, em face das leis que regem a matéria. Mas, os fenômenos em que prepondera o elemento espiritual, esses, não podendo ser explicados unicamente por meio das leis da Natureza, escapam às investigações da Ciência. Tal a razão por que eles, mais do que os outros, apresentam os caracteres aparentes do maravilhoso. É, pois, nas leis que regem a vida espiritual que se pode encontrar a explicação dos milagres dessa categoria.

 

Fonte: A Gênese os milagres e as predições segundo o espiritismo.

 

Estudo Sistematizado da Doutrina

 

Estamos estudando O Livro dos Médiuns, toda e qualquer pessoa que queira ter uma ideia mais aprofundada do fenômeno mediúnico pode vir estudar conosco.

Só precisa mesmo querer aprender um pouco mais sobre a matéria.

As reuniões são às quartas feiras na sede do Centro das 20h00 às 21h30.

 

 

 

 

Sugestões para: lzgonzaga@yahoo.com.br

 

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?