sábado, abril 26, 2014
O ASTRAL
O
ASTRAL
Ano
XXI – Número 241– Distribuição Gratuita – Abril 2014
Órgão
Oficial de Informação do Centro Espírita Astral Superior
Declarado
de utilidade pública municipal pela Lei 2.076 de 09 de Outubro de 1986
Rua
5-A nº 352 – Vila Alemã – Rio Claro – SP CEP 13 506-662
Doutrina
Noções de Espiritismo
Noções preliminares
1. É
engano pensar que, para se convencerem, basta aos incrédulos o testemunho dos
fenômenos extraordinários. Aqueles que não admitem a existência da alma, ou
Espírito, no homem, também não o admitem fora do homem. Assim, negam a causa e,
em consequência, negam os efeitos. Via de regra têm uma ideia preconcebida e um
propósito negativo, que impossibilitam a observação exata e imparcial. Com isso
levantam problemas e objeções que não podem ser respondidas de modo completo
porque cada uma delas exigiria como que um curso, em que as coisas fossem
expostas desde o princípio.
Como
essas objeções derivam, em grande parte, do desconhecimento das causas dos
fenômenos e das condições em que os mesmos se verificam, um estudo prévio teria
a vantagem de eliminá-las.
2. Imaginam
os desconhecedores do Espiritismo que os fenômenos espíritas podem ser
produzidos do mesmo modo que as experiências de Física ou de Química. Por isso
pretendem submetê-los à sua vontade e se recusam colocar-se nas condições
exigidas para poder observá-los.
Como,
de início, não admitem a existência dos Espíritos e a sua intervenção, assim
desconhecendo a sua natureza e o seu modo de agir, essas pessoas se comportam
como se lidassem com a matéria bruta. E porque não conseguem aquilo, concluem
que não há Espíritos. Entretanto, se se colocassem em ponto de vista diverso,
compreenderiam que os Espíritos não passam de almas dos homens; que todos nós,
após a morte, seremos Espíritos; e que, então, não teremos disposição para
servir de joguete e satisfazer a fantasia dos curiosos.
3. Mesmo
quando certos fenômenos possam ser provocados, não se acham, de modo algum, à
disposição de ninguém, por isso que provêm de inteligências livres. Quem se
dissesse capaz de obtê-los sempre que quisesse apenas provaria ignorância ou
má-fé.
Há
que esperar, para colhê-los de passagem. E, muitas vezes, quando menos se
espera é que se apresentam os fatos mais interessantes e convincentes.
Nisto,
como em tudo, os que desejam seriamente instruir-se devem ter paciência e
perseverança e se colocar nas condições adequadas. Sem isto melhor será não
cogitar do assunto.
4. As
reuniões que visam as manifestações espíritas nem sempre se acham em condições
adequadas à obtenção de resultados satisfatórios, ou a afirmar convicções. É
forçoso, mesmo, convir que por vezes os incrédulos saem menos convencidos do
que entraram e lançam em rosto dos que lhes falaram do caráter sério do Espiritismo
as coisas ridículas que testemunharam. É verdade que neste particular não são
mais lógicos do que aquele que pretendesse julgar uma arte pelas primeiras
demonstrações de um aprendiz, ou uma pessoa pela sua caricatura ou, ainda, uma
tragédia por sua paróquia.
Também
o Espiritismo tem os seus aprendizes. E quem quiser informar-se não deve buscar
os ensinos numa fonte única, porque somente o exame comparado pode permitir se
firme uma opinião.
Fonte:
O Principiante Espírita. Allan Kardec
NATUREZA E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
Elementos fluídicos
1. - A Ciência resolveu a questão dos milagres que mais particularmente
derivam do elemento material, quer explicando-os, quer lhes demonstrando a
impossibilidade, em face das leis que regem a matéria. Mas, os fenômenos em que
prepondera o elemento espiritual, esses, não podendo ser explicados unicamente
por meio das leis da Natureza, escapam às investigações da Ciência. Tal a razão
por que eles, mais do que os outros, apresentam os caracteres aparentes do maravilhoso.
É, pois, nas leis que regem a vida espiritual que se pode encontrar a
explicação dos milagres dessa categoria.
Fonte: A Gênese os milagres e as predições segundo
o espiritismo.
Estudo Sistematizado da Doutrina
Estamos estudando O Livro dos Médiuns,
toda e qualquer pessoa que queira ter uma ideia mais aprofundada do fenômeno
mediúnico pode vir estudar conosco.
Só precisa mesmo querer aprender um
pouco mais sobre a matéria.
As reuniões são às quartas feiras na
sede do Centro das 20h00 às 21h30.